29.3.09

Tenho uma tendência a escrever em momentos de melancolia, angústia, tristeza... Não é uma característica muito boa, apesar de ser meio que uma tendência da literatura como um todo. Da música e da poesia também. Fernando Anitelli bem descreveu essa situação: "a tristeza parece poesia".

Foi a tristeza que me trouxe aqui hoje, mas não quero falar sobre ela. Hoje eu quero fazer uma lista das atitudes que precisam ser tomadas urgentemente para afastá-la de mim. E convidar àqueles que também escrevem mais quando estão tristes a fazerem o mesmo exercício de dar um passo em direção à felicidade quando isso acontecer.

Aí vai minha lista:

1. Buscar o motivo da tristeza e resolvê-lo o mais rápido possível. De preferência, instantaneamente. Conversar é sempre a melhor alternativa, seguida por um abraço sincero, de conforto.
2. Se o motivo da tristeza estiver dentro você, você provavelmente não conseguirá de abraçar. Mas a parte da conversa ainda é válida. Mas nesse caso, ela pode ser seguida por um vídeo engraçado no Youtube (bebês dando risada é o mais indicado). Funciona praticamente como cócegas na alma. Também conforta.
3. Tenha amigos. E pelo menos um melhor amigo. Amigos te entendem, te alegram, te fazem rir ou te deixam chorar. Eles têm tudo o que você precisa pra levar a tristeza longe. E se eles te entristecerem, volte ao conselho 1.
4. Durma. Mas saiba que isso é temporário, pois quando acordar, a tristeza vai despertar junto.
5. Em vez de dormir, saia. Às vezes é difícil... O sono é mais forte, mas com certeza, quando você começar a se divertir ele irá embora e você irá pensar: "já pensou se eu tivesse escolhido dormir? Nunca saberia que aqui eu seria mais feliz".
6. O conselho mais bonito, que eu ouvi de um padre: se você quer ser feliz, faça alguém feliz. Pura verdade... E talvez o mais difícil de seguir. É desse que preciso me lembrar a todo momento. Quando eu esqueço dele, geralmente faço alguém sofrer.
7. Contraditório... Mas pense sempre em você, na sua felicidade. Não tente só fazer o que os outros esperam de você, porque assim você não vai ser feliz. E se não estiver feliz, não conseguirá fazer outras pessoas felizes e a roda não vai girar. Entendeu? É um círculo vicioso...

E essa é minha lista, um exercício diário, tipo parar de fumar ou beber, sabe? Acho que vou imprimir e colar do lado da cama, pra eu ler quando acordar.

E aqui vai o vídeo dos bebês rindo. Pra se você estiver triste, já sair daqui um pouco mais feliz.

2 comments:

Anonymous said...

Escrevemos quando o coração manda e não temos com quem conversar...
O texto é um consolo para as pessoas sensíveis
Ajuda a desabafar, a refletir e permite sonhar...
E sonhos são os propulsores do mundo e da vida, não?
Só não podemos apena sonhar...temos que em algum momento acordar e ver que o sonho se tornou realidade.
Ou então, lutar para que isso aconteça...
E, como lutar, para os sensíveis ou os poetas, é escrever...então, lute, escreva...
Faça do "papel" sua trincheira e da "caneta" sua arma.
Com certeza vencerás todos os seus inimigos...

Anonymous said...

Escrevemos quando o coração manda e não temos com quem conversar...
O texto é um consolo para as pessoas sensíveis.
Ajuda a desabafar, a refletir e permite sonhar...
E sonhos são os propulsores do mundo e da vida, não?
Só não podemos apenas sonhar...
Temos que em algum momento acordar e ver que o sonho se tornou realidade.
Ou então, lutar para que isso aconteça...
E, como lutar, para os sensíveis ou os poetas, é escrever...então, lute, escreva...
Faça do "papel" sua trincheira e da "caneta" sua arma.
Com certeza vencerás todos os teus inimigos...