28.4.07

Livros

Minha memória pra livros e filmes é péssima! Não me pergunte a história de um livro que li há um mês! Não saberei! Acho q essas listas serão especialmente difíceis por causa disso. Não guardo nem mesmo as histórias que mudaram minha forma de pensar... Lembro dos títulos com carinho, mas não me perguntem as histórias... De qualquer forma, vamos lá!




O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Jose Saramago

Em minha opinião, Jose Saramago está para a literatura assim como Nando Reis está para a música. E entre seus livros, esse é a obra-prima! Primeiro por Saramago ser ateu e ainda assim ter escrito um evangelho! Estudou a Bíblia para poder desconstruí-la e re-construí-la. Colocou Jesus Cristo na condição humana. Deu a ele filhos, irmãos, desejo, dúvidas... Diabo era o bem e Deus o mal. Não vou entrar na discussão religiosa, cada um acredita no que faz bem. Só digo que o livro é brilhante! E está na minha lista porque me fez parar pra pensar.





Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Li esse livro ainda no colégio. E adorei! Nas aulas que o professor fazia aqueles comentários, explicando toda a simbologia contida nas frase escritas, eu pirava!!! Caraca, Machado de Assis era um gênio! Acho que esse foi o único livro que li duas vezes na vida! Ri das ironias, imaginei o delírio de Brás Cubas, torci pelo projeto do emplastro, tudo duas vezes. E ele me faz imaginar como seria o meu livro de memórias póstumas...



Dois Irmãos - Milton Hatoum

Esse eu li esse ano. Descobri que o autor ganhou o prêmio Jabuti esse ano e, não sei porque isso me chamou a atenção. Fui atrás e comprei a edição de bolso de Dois Irmãos. A história se passa na Amazônia. E como li antes da mini-série, botei a cabeça pra funcionar para imaginar como seria ir de barco de um bairro pra outro, ficar na beira do rio esperando alguém ou alguma coisa chegar... Pra mim um cenário é totalmente novo! Mas o mais genial, é a visão de família do autor. Dois irmãos gêmeos se odeiam, a mãe tem um preferido, o marido parece não ligar pra nenhum deles... Nada perfeito, hein? Mas alguma família é?





O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Esse eu li há muito tempo! Acho q há uns 4 anos, mais ou menos... A história? Putz, lembro vagamente... Frases marcantes? Ai, caraca, não lembro! Nome do personagem principal? Bom, vamos aos comentário logo! Lembro que pensei muito lendo esse livro... Muitas frases de impacto que eu lia, parava, pensava... Hum, acho q está na hora de eu ler de novo...





Harry Potter - J. K. Rowling

Da série "gosto mas tenho vergonha". Hehehehehehehe... Li todos os livros! Adoro a saga dos bruxinhos! São muito gostosos de ler, devoro um "daquele" tamanho em 2 semanas! Me delicio com o mundo mágico construído pela autora. Imagino como seria legal se tivéssemos mantos de invisibilidade, feitiços pra fazer voltar o tempo, poções pra se transformar em outra pessoa... Mas magia tem como requisito responsabilidade! E é essa a lição que os livros deixam. Nada é fácil, não é um simples toque da varinha... Todos os atos, mesmo os mágicos, têm suas conseqüências! E temos que arcar com elas!

Putz... Posso repetir Saramago? Ele foi o cara que mais li na vida! O Ensaio Sobre a Cegueira, O Homem Duplicado, A Caverna, As Intermitências da Morte... Todos me marcaram! Enfim, paro por aqui!

Ai, ai... Ainda tem a de filmes! Espero ser mais rápida dessa vez!

24.4.07

Trilha Sonora


Mais um desafio aceito!

- 6 músicas que fazem a trilha sonora da sua vida;
- 6 livros que foram/são importantes para você;
- 6 filmes importantes na sua vida.

Vou começar com o primeiro tópico, a trilha sonora. Talvez o mais difícil! São tantas músicas que é difícil escolher apenas seis! Aqui vai minha tentativa.



Cegos do Castelo - Nando Reis
Essa é a primeira que pensei. Talvez pelo fato de o nome do blog ter saído dela. O fato é que essa música ganhou um significado especial em agosto de 2006. Tinha passado por um momento complicado na empresa onde fazia estágio. Recebi algumas críticas da minha chefe e passei a questionar o rumo que estava dando à minha vida. Não sabia se a profissão que eu havia escolhido (Relações Públicas) era certa pra mim. Pensava que teria que ser falsa para conseguir me destacar, anular quem eu era e o que estava sentindo para agradar aos outros e ser hospitaleira, entre outras coisas. E a frase "dos cegos do castelo me despeço e vou" me aconselhou. Mas vou pra onde? Ainda não sei... Ainda preciso "encontrar um caminho, um lugar pro que eu sou..."

Dove L'Amore - Cher (link pro áudio da música. Dá pra entender melhor o que é zouk ouvindo!)
Essa música está na minha lista não pela letra, mas pelo ritmo. Pela batida, pelo andamento... Você já ouviu falar do zouk? É uma dança, parecida com lambada, mas o ritmo é mais lento. E enquanto a lambada tem um apelo erótico (claro, é um ritmo brasileiro!), o zouk é sensual. E eu adoro dançar! Quando estou dançando zouk eu me liberto de todos os pensamentos! Todos mesmo! Me entrego para a dança, esqueço de quem está em volta, experimento sensações únicas e deliciosas! E essa música da Cher é especial porque ela sempre toca na academia onde eu fazia aula. Já dancei muito conduzida por ela! Inclusive a apresentação do fim de ano foi com ela! E foi um momento inesquecível! Estava rodeada de amigos, pessoas felizes, dançando, vivendo plenamente o momento! E ao final da coreografia o som dos aplausos para aumentar ainda mais a alegria! Só experimentando pra saber!

ECA Maravilhosa (link pra um vídeo tosco no YouTube, mas dá pra ter uma idéia...)
Essa vocês não conhecem! Mas pensem no ritmo da música "Cidade Maravilhosa". Agora cantem com essa letra:
"Oh, ECA Maravilhosa! Cheia de encantos mil Oh, ECA Maravilhosa A melhor escola do Brasil"

A segunda parte é um grito de guerra, sem ritmo:

"Essa é a escola que todos desejam, mas poucos conseguem entrar Você que tentou e não conseguiu, vai pra ponte que caiu!"

Essa música é parte da minha trilha sonora porque é o hino da minha faculdade! A Escola de Comunicações e Artes, da USP! Sabe quando seu time entra em campo e você ouve o hino e se emociona? Eu sinto isso pelos times da ECA nos campeonatos universitários. E esses campeonatos são sinônimo de festa, diversão, emoção, amizade e muitas outras coisas boas! Lembranças que ficarão pra sempre na memória!!!

Sou Dela - Nando Reis
Nando Reis de novo! Sim, sim! Se a lista fosse maior, com certeza teria mais que duas músicas dele. Mas como tive que escolher a dedo, ficam só essas duas mesmo. Essa entrou porque no comecinho do meu namoro, recebi essa música por e-mail. Foi bem na época do lançamento de Sim e Não. E ela se tornou a música do namoro! Geralmente as músicas que embalam namorados são lentas, baladas... Mas Sou Dela é romântica sem ser melosa. É alegre, como um relacionamento deve ser! É simples, mas diz tudo!

Fuleragem - Trio da Huanna

Lembro de uma comunidade do orkut "Gosto, mas tenho vergonha". Com essa música é mais ou menos assim. Eu adoro! Mas confesso que estou com vergonha de assumir isso na Internet para todo mundo ver! Hehehehehehe... Essa música é de uma banda que conheci em Maceió. Eles tocaram demais no carnaval! E essa música ficou marcada pra mim como a do carnaval 2007! É alegre, dá vontade de dançar quando eu ouço! E agora, quando estou triste, ponho pra tocar e já melhoro! Por isso ela faz parte da minha trilha sonora!

Jump - Van Halen
Como vocês puderam perceber, a música faz parte da minha vida de diferentes maneiras. Ora, pela letra, ora pelo ritmo... Tem as músicas que fazem parte da minha vida porque as ouço e outras porque as toco. Jump não poderia estar fora dessa lista porque a toquei no dia da minha "formatura" no curso de teclado. Foi há uns 5 anos e meio... O solo de teclado dessa música é muito difícil! E não errei nenhuma nota! Fui aplaudida de pé! Foi tudo muito emocionante!

Demorei, mas cumpri a primeira parte do desafio! E ainda faltam 2!!! Ai, ai... Tenham paciência comigo que um dia as outras duas listas chegam! Hehehehehe...

20.4.07

Satisfações

Querido leitor,

Arrumei um estágio. 2 horas pra ir. 4 horas de trabalho. 1 hora e meia de almoço. 4 horas de trabalho. 2 horas pra voltar. De segunda à sexta.

E aos finais de semana estou de guia turística do meu primo de Maceió que está em São Paulo.

Vida virtual em férias. Mas as listas estão sendo feitas! E outras histórias também.

Ainda buscando a peça faltante. Mas buscar já dá um alívio.

Bjks!

8.4.07

Inércia

- E você? O que você quer da sua vida? O que espera da sua carreira?
- Hum... Acho q nunca parei pra pensar nisso! Talvez carreira acadêmica ou organização de eventos. Terceiro setor também é legal! Ah... Se eu pudesse voltava pra GM! Só sei que assessoria de imprensa não quero... Na verdade o que aparecer agora, eu faço! Ficar desempregada não é fácil, não posso ficar escolhendo...

Eu já parei pra pensar sim. Mas não cheguei a conclusão nenhuma. Ando perdida. Penso que o melhor é deixar a vida me levar (peço perdão pela expressão piegas!!! Mas é isso mesmo!)...

Parece que estou esperando algo... Que falta alguma coisa... Sim, falta um emprego, mas não é só isso! Acho q também falta happy hour, e-mail da empresa usado pra organizar festinhas ou como MSN, acordar cedo, ter assunto, ocupar a mente...

E sabe o que é pior? Quando eu arrumar um emprego, sei que vou reclamar dele...

Qual é o meu problema?


Post desabafo... Pergunta retórica... Preciso me achar! Ou achar a peça q falta...

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Epílogo da história da Camila. Muito bem escrito pelo Fernando, do Rubro Blog! Todo mundo já leu, né? Mas aqui vai o link de qualquer forma porque eu não tinha postado ainda e o Fernando me cobrou! Hehehehehehe...

Lu Longo já lançou um novo desafio! E estou pensando, re-lembrando, revirando e tudo mais pra poder escrever! Em breve!