28.4.07

Livros

Minha memória pra livros e filmes é péssima! Não me pergunte a história de um livro que li há um mês! Não saberei! Acho q essas listas serão especialmente difíceis por causa disso. Não guardo nem mesmo as histórias que mudaram minha forma de pensar... Lembro dos títulos com carinho, mas não me perguntem as histórias... De qualquer forma, vamos lá!




O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Jose Saramago

Em minha opinião, Jose Saramago está para a literatura assim como Nando Reis está para a música. E entre seus livros, esse é a obra-prima! Primeiro por Saramago ser ateu e ainda assim ter escrito um evangelho! Estudou a Bíblia para poder desconstruí-la e re-construí-la. Colocou Jesus Cristo na condição humana. Deu a ele filhos, irmãos, desejo, dúvidas... Diabo era o bem e Deus o mal. Não vou entrar na discussão religiosa, cada um acredita no que faz bem. Só digo que o livro é brilhante! E está na minha lista porque me fez parar pra pensar.





Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Li esse livro ainda no colégio. E adorei! Nas aulas que o professor fazia aqueles comentários, explicando toda a simbologia contida nas frase escritas, eu pirava!!! Caraca, Machado de Assis era um gênio! Acho que esse foi o único livro que li duas vezes na vida! Ri das ironias, imaginei o delírio de Brás Cubas, torci pelo projeto do emplastro, tudo duas vezes. E ele me faz imaginar como seria o meu livro de memórias póstumas...



Dois Irmãos - Milton Hatoum

Esse eu li esse ano. Descobri que o autor ganhou o prêmio Jabuti esse ano e, não sei porque isso me chamou a atenção. Fui atrás e comprei a edição de bolso de Dois Irmãos. A história se passa na Amazônia. E como li antes da mini-série, botei a cabeça pra funcionar para imaginar como seria ir de barco de um bairro pra outro, ficar na beira do rio esperando alguém ou alguma coisa chegar... Pra mim um cenário é totalmente novo! Mas o mais genial, é a visão de família do autor. Dois irmãos gêmeos se odeiam, a mãe tem um preferido, o marido parece não ligar pra nenhum deles... Nada perfeito, hein? Mas alguma família é?





O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Esse eu li há muito tempo! Acho q há uns 4 anos, mais ou menos... A história? Putz, lembro vagamente... Frases marcantes? Ai, caraca, não lembro! Nome do personagem principal? Bom, vamos aos comentário logo! Lembro que pensei muito lendo esse livro... Muitas frases de impacto que eu lia, parava, pensava... Hum, acho q está na hora de eu ler de novo...





Harry Potter - J. K. Rowling

Da série "gosto mas tenho vergonha". Hehehehehehehe... Li todos os livros! Adoro a saga dos bruxinhos! São muito gostosos de ler, devoro um "daquele" tamanho em 2 semanas! Me delicio com o mundo mágico construído pela autora. Imagino como seria legal se tivéssemos mantos de invisibilidade, feitiços pra fazer voltar o tempo, poções pra se transformar em outra pessoa... Mas magia tem como requisito responsabilidade! E é essa a lição que os livros deixam. Nada é fácil, não é um simples toque da varinha... Todos os atos, mesmo os mágicos, têm suas conseqüências! E temos que arcar com elas!

Putz... Posso repetir Saramago? Ele foi o cara que mais li na vida! O Ensaio Sobre a Cegueira, O Homem Duplicado, A Caverna, As Intermitências da Morte... Todos me marcaram! Enfim, paro por aqui!

Ai, ai... Ainda tem a de filmes! Espero ser mais rápida dessa vez!

2 comments:

FELICIDADEetrist... said...

Amandita, vc é muuito fofinha!!! E adorei o "li há mutio tempo" e depois esse muuuito tempo são 4 anos!!! Ai, que graça!!!!
Parabéns pela lista! Se não fosse sob pressão, vc lembraria de tantos outros livros... Mas é assim mesmo...
Bjs com SAUDADES!
Lu

Laís Flores said...

Caracoles!!!! Adorei tua lista (é, também vim comentar atrasado, viu? hahahaha)! Do Potter, li só os quatro primeiros (depois veio tanto García Márquez que eu não tive tempo de ler o resto), Saramago e Machado de Assis... bem, li mais Machado que Saramago (ainda tenho que terminar meu Evangelho), mas reformulo a tua frase: Saramago está para literatura assim como BEATLES está para música. Acho o cara genial, apesar de ter lido ele pouco... outro livro que adoro dele é Ensaio sobre a lucidez... puuutz! Muito bom! Ótemo!!!
Beijos, beijos, querida mia,
Lalala